sexta-feira, 22 de abril de 2016

Sobre a difícil arte de esquecer alguém




Você acha que está superando, que com um pouco de sorte e mais o dobro de tempo, você vai conseguir esquecê-lo, você já não stalkeia mais o perfil dele, nem fica vendo se ele está online ou não no Whatsapp, evita o nome dele a todo custo e quando alguma amiga decide trazê-lo de volta das cinzas, você logo dá um jeito de desconversar para mostrar para ela como você está se saindo bem no projeto esquecer-o-cara-que-roubou-meu-coração, é então que sem esperar, ele, o Robin Hood dos corações,  resolve reaparecer, fazendo você se sentir como se estivesse em um daqueles jogos de tabuleiro, onde quando está quase na chegada, lança os dados e a temível "volte duas casas" surge.

E aí, ao invés de avançar, lá está você, voltando duas casas, ou, em outras palavras recaindo.

E a queda é grande. É como a recaída de um dependente químico, violenta, feroz. E por falar em dependente químico, bom, alguns especialistas dizem que realmente estar apaixonado é como estar viciado em algum tipo de droga, porque ambos, a paixão e a droga, ativam o mesmo sistema de recompensa no cérebro, isso explica a dificuldade em esquecer o tal Robin Hood, não é mesmo? Então, podemos dizer que não procurá-lo - e não corresponder, quando for procurada - é o primeiro passo na tortuosa trilha do "eu vou esquecê-lo" afinal, se você está tentando cortar o álcool, não vai deixar na sua frente uma garrafa de Whisky, certo?

Um sorriso no canto dos lábios até surge quando você repete mentalmente que o está esquecendo, que ele já não faz falta e como um mantra indiano, tenta se convencer de que não gostava dele tanto assim.

Mas, você estará enganado a si (sem o mesma, porque é redundante ) se achar que somente deixar de fuçar no perfil dele ou se esquivar dos reaparecimentos repentinos dele serão suficientes para esquecê-lo. Não, é claro que não. Esquecer alguém é quase uma arte, é incrível como conseguimos esquecer de nós mesmo com uma facilidade tremenda, mas, na hora de esquecer o tal ladrão de corações - e às vezes, de almas - falhamos miseravelmente.

Esquecer alguém, é um processo, não somente um ato. Você não vai acordar em um belo dia de sol e dizer: Pronto, esqueci! Porque se isso acontecer, bom, você acabou de lembrar. E não lembrar é um passo importante para se esquecer.

É preciso saber esquecer devagar, é como o luto, quanto mais o evitamos, mais o prolongamos. Esquecer implica em superar a saudade e caramba, sabemos como é difícil superá-la, mas ela só passa depois que nos machucou, depois que doeu,  temos que saber deixá-la chegar, permanecer e passar.

Vão dizer que você precisa sair de casa, dar um tempo da rotina, ocupar a cabeça, se divertir mais. Vão dizer tantas coisas. E será tudo em vão. Quanto mais fugir, mais difícil esquecê-lo será.

Então deixa de lado toda essa baboseira de fugir de todas as lembranças e deixa a dor doer, apenas sinta. Sinta a dor. A Saudade. As lembranças que tanto você foge e chore todas as lágrimas que precisa chorar, deixa elas caírem e afogarem você, porque a gente só consegue dar impulso para a superfície, quando estamos no fundo, nos afogando.

Esquecer é deixar o coração parar de lembrar e isso só acontece, quando a gente deixa de tentar.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...